Viajar! Perder Países!


Depois de um ano de celebrações sobre o nascimento de Fernando Pessoa, António Capelo regressa ao universo assombrado do poeta, explorando algumas das passagens mais significativos da sua obra. Espectáculo destinado a um público escolar que celebra, pela voz de Cláudia Lázaro e um violoncelo, a glória desse viajante prodigioso, cuja errância pessoal e poética evoca “aquele outrora” da infância perdida, “como se cada pedra fosse todo um universo”. A intersecção desse sujeito que exulta a viagem e o sujeito que regressa à casa, o “Argonauta dos sentidos”, desenha uma sucessão de retratos vivos, do cais à casa da infância, da urbanidade ao silêncio do mundo, a casa primordial.
O poeta do fingimento habita também neste palco: “sou a cena viva, onde passam vários actores representando várias peças” (Bernardo Soares)

Viajar, Perder Países é um espectáculo de grande depuração cénica, que tem por base os textos deste autor, leccionados nos 10º 11º e 12º anos, e que tem por objectivo permitir aos públicos escolares vivenciar de modo mais próximo o universo pessoano.
O espectáculo Viajar! Perder Países! estará no Auditório da Casa do Infante, de 18 de Abril a 24 de Maio.

Calendário - Terças, Quartas, Sextas e Sábados às 15 horas
Domingos às 10 da manhã.