ACE/ TEATRO DO BOLHÃO
E
TEATRO NACIONAL D. MARIA II
APRESENTAM

VULCÃO,
DE ABEL NEVES
ENCENAÇÃO DE JOÃO GROSSO
COM CUSTÓDIA GALLEGO

“Às vezes, não fazer nada, é a coisa mais violenta que se pode fazer” Slavoj Zizek

Vulcão, de Abel Neves, uma co-produção ACE/ Teatro do Bolhão e Teatro Nacional D. Maria II, com encenação de João Grosso, estreia no próximo dia 19 de Fevereiro, às 21.30 horas, no Auditório ACE/ Teatro do Bolhão.
Vulcão que fez carreira no Teatro D. Maria II, onde estreou a 26 de Novembro, tornou-se uma das mais surpreendentes produções de 2009, em termos de público e da crítica, tendo-lhe inclusive sido atribuídas 2 nomeações para os recém criados prémios SPA (Melhor Actriz e Melhor Texto).

Partindo de uma proposta da actriz Custódia Gallego, Abel Neves criou um poderoso texto teatral que João Grosso converteu num “mergulho” pelo interior do universo da violência doméstica, da demência, da passividade e da cumplicidade das vítimas; e cuja actualidade é hoje amplificada pela profusão de histórias de mulheres que aparecem subitamente aos olhos do mundo saídas de uma vida escondida, sórdida e doentia, vivida num alçapão para onde formam arrastadas quando crianças.

A crítica tem considerado Vulcão um dos trabalhos de referência de Custódia Gallego, uma das actrizes mais marcantes da sua geração, e que volta a trabalhar com a ACE/Teatro do Bolhão depois de A Ronda Nocturna, espectáculo que a companhia estreou no Teatro Maria Matos, em Lisboa, em Março de 2008. Vulcão insere-se num espaço programático significativo para o Teatro do Bolhão: o acolhimento de projectos teatrais relevantes promovidos por actores/ criadores independentes, iniciado em 2006 com a produção de Começar a Acabar, de S. Beckett, com direcção e interpretação de João Lagarto.