CONTEMFESTA


CONTEMFESTA é um evento que celebra a arte dos Contadores tradicionais, numa festa que engloba as mais diversas actividades, desde a música, teatro e conto tradicional, passando pelo vídeo e literatura do cordel, até às formações várias, sempre no contexto deste regresso (e redescoberta) às origens da Palavra, oral e escrita.
A dinamização de uma verdadeira “festa em família” (já que a vários públicos se destina), visa recuperar esse conjunto de rituais, conhecimentos e práticas ancestrais que marcam o horizonte cultural de uma determinada colectividade. Velhos contadores entrecruzam-se com novos contadores numa efectiva celebração da simbólica da Palavra, nesse gesto recuado e fraterno às tradições passadas, ao olhar jovem apontado para a contemporaneidade, sempre em relação directa com os textos que o precedem. O conto oral enreda-se significativamente com a festa da música, com as novas tecnologias e com a tradição da literatura de cordel, onde diversas vozes, do Brasil, Guiné e Portugal emprestam pronúncia, alegria e festa.
As sessões de contos prolongam-se noite fora num encontro orientado para manter o clima de festa.

Esta é a primeira vez que se dá este evento, uma Co-produção da ACE/Teatro do Bolhão, com a Memória Imaterial – Cooperativa Cultural CRL e a IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional /UNL.

CONTEMFESTA
4, 5 E 6 JUNHO
ACE-Teatro do Bolhão
praça Coronel Pacheco nº1
Porto